Comunicação Espírita: Dicas para Organizar um bom Exórdio ou Palestra
(Joedla Rodrigues de Lima*)

Diante de um convite para fazer uma palestra, exórdio, exposição oral ou conduzir um estudo na casa espírita é motivo de ansiedade para o neófito (novato). Experiência que se tornou tão corriqueira que nos parece natural. Assim, para auxiliar nessa tarefa daremos algumas dicas para que esta experiência seja bem sucedida e a primeira de muitas outras.

Em princípio podemos afirmar que a ansiedade é natural e pode até ser benéfica na medida em que nos leva a estudar, a nos prepararmos para atendermos bem ao que nos foi confiado e não acharmos que já sabemos o suficiente sobre um assunto. Isto porque partimos do pressuposto de que devemos ter a coragem para enfrentar o desafio novo, pois se nos negamos a aceitar a tarefa por falta de experiência, estacionamos e ficamos limitados a fazer sempre a mesma coisa, considerando que a vida é composta, inclusive, de novas experiências que devem ser oportunidades de crescimento na construção da felicidade.

Ao se assumir tarefa na área da comunicação espírita, tendo em vista que neste trabalho nos referiremos às preleções em geral, ressaltando que utilizaremos o termo palestra por ser mais familiar, existem dois pontos básicos a se considerar: o primeiro é se temos o conhecimento mínimo sobre os princípios espíritas contidos nas obras da codificação. O segundo se sabemos organizar uma palestra clara, concatenada e bem fundamentada.

Para tanto, escrevemos este trabalho com a intenção de auxiliá-lo(a), sobretudo, com o objetivo de: CONTRIBUIR NA ORGANIZAÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO ESPÍRITA MOTIVADORA, CONCATENADA E RICA DE INFORMAÇÕES, DENTRO DOS POSTULADOS ESPÍRITAS.

Tendo em vista que este material destina-se aos principiantes na preleção espírita e em considerando a abrangência do assunto, aqui selecionamos alguns pontos para dar suporte ao trabalho de evangelização, pois aqueles(as) que se interessarem num maior aprofundamento, certamente encontrarão uma vasta produção na área da comunicação. Com isto queremos lembrar que este trabalho está longe de contemplar todos os aspectos, dada a evolução e sofisticação que envolve esta área do conhecimento.

A seguir, procuramos sistematizar algumas etapas que consideramos essenciais na a organização de uma explanação espírita:

Etapa I: Automotivação
Etapa II: Preparação ou Aprofundamento do Tema
Etapa III: Organização do Material

* Autora do Livro "Estratégias do Amar", trabalhadora da União Espírita de Patos - PB.

uniãopatos@gmail.com

***



Mensagens Anteriores:
Mediunidade




Maneira de Orar




Vazio Existencial

--> Mais Artigos e Dissertos


Nenhum comentário: